Benefícios dos puzzles
Os puzzles desenvolvem e aumentam as capacidades de qualquer pessoa: criatividade, perícia, raciocínio, entre outros. A resolução de quebra-cabeças obriga o cérebro a trabalhar com os dois hemisférios, favorecendo por si só a resolução de problemas.
As capacidades sociais e linguísticas também podem ser beneficiadas por intermédio dos puzzles. Uma vez que podem ser resolvidos em grupo, as pessoas interagem e aprendem a trabalhar em cooperação.
Os quebra-cabeças estimulam as capacidades de observação e comparação para além de treinarem a memória visual, a nível cognitivo, são os raciocínio lógicos que mais beneficiam com a resolução de puzzles. Estes incitam também à elaboração de estratégias para que seja capaz de resolver o problema de forma rápida e fácil.
Sempre que termina de resolver um puzzle, a pessoa sente melhorias na sua auto-estima e orgulho por ter sido capaz de superar o desafio.
Alguns estudos comprovam que em idosos, a resolução de puzzles é uma ferramenta muito útil para atrasar efeitos da demência e perda de memória.